Aprendizagem do Inglês
COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM DO INGLÊS?
O inglês é introduzido de forma significativa, e portanto prazerosa, já que o contexto bilíngue cria uma real necessidade de as crianças se comunicarem na segunda língua.
A escola forma uma pequena comunidade onde se fala inglês em um período de aula, tornando o aprendizado do inglês legítimo.
Gardner et al. denominam este modelo motivacional integrador, visto que as crianças têm uma necessidade e vontade de pertencer ao grupo.
Ou seja, no desejo de pertença, esforçam-se ao máximo para comunicar-se na língua falada na escola.
Além de o bilinguismo envolver uma aculturação, a criança que cresce bilíngue tem condições de desenvolver uma excelente pronúncia no inglês.
“Nunca tente ensinar a língua per se; ensine vida (felicidade, tristeza, trabalho, brincadeira, relacionamentos, conceitos, diferenciação, auto-conceito de outros, etc.) envolvendo as crianças em situações e atividades que sejam altamente significativas a elas”. (tradução livre)
Gaarder, A.B. Bilingual schooling and the survival of Spanish in the United States. Rowley, MA: Newbury House, 1977.